segunda-feira, 14 de maio de 2012

Escola Municipal lança curta de animação produzido pelos alunos

Neste sábado, dia 12 de maio, às 10h, será lançado o curta de animação “Ratos de Bueiro”, produzido pelos alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Pe. Domingos Zatti. A exibição do curta, que tem 3m43seg de duração será para os alunos e suas famílias, na própria escola.
 
O trabalho foi realizado por meio do projeto Curtas de Animação durante o ano passado, na escola. O projeto foi realizado por meio da Lei Rouanet, ligado ao Ministério da Cultura e ComGás. O tema do projeto foi “A identidade cultural de sua cidade e a relação dos habitantes com o meio ambiente”, no qual os alunos aprenderam técnicas de animação para produzir um desenho animado em cima do tema proposto.
 
Para participar do Curtas de Animação, a direção do projeto escolheu quatro escolas públicas do estado de São Paulo. A única escola municipal selecionada foi a Emef Padre Domingos Zatti, pelo trabalho pedagógico realizado na unidade que desenvolve ações relacionadas a artes e incentiva o lado artístico dos alunos.
 
Ainda neste mês de maio, outros curtas de três escolas públicas paulistas que também participaram do projeto serão lançados. A escola de Americana (Escola Estadual Professora Clarice Costa Conte), Jundiaí (Escola Estadual Professora Benedita Arruda) e Piracicaba (Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcanti).
 
Projeto
 
Essa ação sociocultural foi proporcionada aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com o objetivo de estimular a consciência ambiental de jovens das escolas públicas a partir de oficinas de cinema de animação.
 
Toda a criação, produção, trilha sonora e roteiro foram feitas pelos próprios alunos, que tinham como objetivo fazer um curta discutindo questões ambientais de sua própria comunidade. A atividade foi realizada entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro de 2011, da 13h às 17h, dentro da escola.
 
Os estudantes adoraram a iniciativa e a oportunidade que foi proposta. “Foi muito bom. Uma oportunidade única, que não esperava e aconteceu.”, disse a aluna Jennifer Daniele Lucas, do 8º ano. Segundo a aluna Emily Calixto Oliveira, também do 8º ano, a atividade foi dividida em duas equipes: de desenho e criação e a equipe responsável pela trilha sonora.
 
Ratos de Bueiro
 
A história do “Ratos de Bueiro” é sobre um roqueiro sem a mínima consciência ambiental que canta em seus shows músicas ecologicamente negativas. Mas no final, tudo isso acaba mudando e o personagem principal reverte a situação e passa a tomar atitudes ambientais corretas.
 
Eles aprenderam técnicas e foram supervisionados pelo professor mestre em animação com reconhecimento nacional, Maurício Squarisi, que é integrante do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. “Eu acho muito positivo o resultado, principalmente pela consciência ambiental dos estudantes, por sua dedicação, pela criação. O enredo foge do óbvio, como por exemplo, focar só no corte de árvores. A história trata da questão ambiental de maneira criativa”, conta o professor.
 
Segundo Vladimir Cardoso de Oliveira, diretor da escola, o valor e a filosofia da gestão da escola é oferecer aos estudantes a oportunidade de realizarem algum tipo de projeto, de estímulo educacional. “O legal da área educacional é observar o desenvolvimento dos alunos e sua própria produção artística. Como consequência seu rendimento e aprendizado serão cada vez melhores e isso aumentará seu portfólio e o da própria instituição de ensino”, diz o diretor.
 
Cada escola participante do projeto Curtas de Animação ganhou um zootroscópio, aparelho utilizado para a animação de desenhos. O zootroscópio é um computador integrado com uma peça específica para animação com teclado e mouse. Segundo o diretor da Emef, a escola já tem usado o zootroscópio para a realização de palestras e que futuramente o equipamento será usado para os alunos explorarem suas habilidades artísticas.
 
O lançamento do curta será no sábado, dia 12, às 10h na Emef Pe. Domingos Zatti localizado na Rua Regina Araújo Leone, 347, no Parque Fazendinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário