segunda-feira, 14 de maio de 2012

Educação Especial em Campinas

A Educação Especial vem se construindo junto a Secretaria Municipal de Educação de Campinas desde 1989, na perspectiva de uma política de educação com ações que visam efetivar inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no processo desenvolvido no ensino regular.

Passou por vários momentos históricos ,tendo iniciado em 1991 uma atuação sistematizada em Educação Especial.

Atualmente a Educação Especial dentro da SME atua no âmbito da Educação Infantil, Educação Fundamental, EJA-I e EJA-II (Educação de Jovens e Adultos) e na Educação Profissional, atendendo alunos com necessidades educacionais especiais (Deficiências, Dificuldades de Comunicação e Sinalização diferenciadas, Condutas Típicas e Altas Habilidades) para garantir, não só a permanência física, mas também contribuir para que possam desenvolver seus potenciais, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades dentro do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar.Esse trabalho acontece através da atuação de Professores de Educação Especial nos serviços de atendimento educacional especializado, como: atuação nas escolas regulares, salas de recursos, classe hospitalar, professor referência e atendimentos domiciliares.

Professor Referência no NAED
Atualmente atendendo as orientações da política de descentralização da PMC em Núcleos de Ação Educativa Descentralizado – NAED - a Educação Especial conta com um professor neste local que é o responsável pela organização da Educação Especial na região. São cinco regiões com cinco professores referências eleitos pelo grupo.

Professor de Educação Especial na Escola
Atuação direta com a equipe escolar, com os educandos e a família no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo apoio pedagógico e formação sobre inclusão, tendo como referência o projeto pedagógico das escolas e suas articulações com os serviços de atendimento especializado.O atendimento educacional especializado nas escolas regulares está organizado por blocos.Esta organização segue alguns critérios como demanda de alunos com necessidades educacionais especiais, complexidade dos casos e localização geográfica. Assim podemos ter blocos com duas,três ou quatro escolas, como também unidades escolares que necessitam de um ou mais professores distribuídos nos seus diferentes períodos.

Sala de Recursos

  • Deficiência Auditiva
  • Deficiência Visual
Serviço de natureza pedagógica, conduzido por professor especializado que complementa o atendimento educacional realizado em classes comuns da rede regular de ensino. Esse serviço acontece em salas diferenciadas dentro das escolas regulares, dotados de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais especiais dos alunos. Pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos, em horário contrário ao da escola regular, estendendo-se também a orientações à professores , familiares e comunidade em geral.


Classe Hospitalar

  • Hospital Mário Gatti
Serviço destinado a prover um atendimento educacional especializado às crianças que se encontram impossibilitada de freqüentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique em internação hospitalar ou atendimento ambulatorial. Nesse hospital existe uma brinquedoteca que é o caminho utilizado pelos profissionais para realizarem atividades diferenciadas e o acompanhamento pedagógico (dependendo do tempo de internação) em conjunto com a Escola de origem da criança através de contato com o Professor de Educação Especial e do Professor da sala. Esse trabalho tem como objetivo, dar continuidade ao processo de desenvolvimento e ao processo de aprendizagem de alunos matriculados em escolas regulares, contribuindo para seu retorno e reintegração no grupo escolar; e desenvolver currículo flexibilizado com crianças, jovens e adultos não matriculados no sistema de ensino, facilitando seu posterior acesso à escola regular.

Atendimento Domiciliar
Serviço destinado a viabilizar, mediante atendimento especializado, a educação escolar de alunos que estejam impossibilitados de freqüentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique permanência prolongada em domicílio, com o objetivo de dar continuidade ao processo de desenvolvimento e ao processo de aprendizagem de alunos matriculados em escolas regulares, contribuindo para seu retorno e reintegração no grupo escolar; e desenvolver currículo flexibilizado com crianças, jovens e adultos matriculados no sistema de ensino, facilitando seu posterior acesso à escola regular.

Hoje a educação especial em Campinas vem buscando num esforço democrático, constituído por debates e organização de grupos de trabalho,o aprimoramento e o fortalecimento das discussões nos vários segmentos, tais como unidades escolares , grupos de formação, entre outros. .

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