Desde que nos formamos como grupo, sentimos a necessidade de produzir um vídeo que resumisse a idéia do que é acessibilidade na web. O objetivo fundamental era divulgar acessibilidade de uma forma bem compreensível para todas as pessoas.
Seguindo essa idéia, quando combinamos a produção desse vídeo com a 30 Frames, além de apresentarmos o script feito por nós, com as falas de cada um, as idéias de algumas cenas e imagens que gostaríamos de mostrar, resolvemos ensinar acessibilidade aos profissionais que o produziriam. Assim, demonstramos na prática da navegação pela internet, utilizando leitores de tela, sites acessíveis e não acessíveis, como a coisa funcionava e o que queríamos passar aos nossos expectadores. Apesar de todas as nossas expectativas positivas com relação aos profissionais da 30 frames, quanto à compreensão do assunto e ao produto final, estes conseguiram superar nossos sonhos, criando outros...
O resultado final, que encontra-se no vídeo apresentado nesta página, faz-nos acreditar que a mensagem ficou educativa e que todos que nos derem a satisfação de assistir "Acessibilidade web: Custo ou Benefício?", acabarão, como nós, querendo também divulgar a necessidade de se fazer acessibilidade em páginas da internet.
Com essa finalidade é autorizada a reprodução desse vídeo, apenas lembrando que sejam devidamente mantidos os créditos, de acordo com o Creative Commons 2.5, cujo resumo encontra-se nesta página.
Observações importantes sobre o vídeo:
- Todos os exemplos mostrados no vídeo foram extraídos da experiência real. Ao selecionar os sites que seriam utilizados, levamos em conta: a variedade dos problemas de acessibilidade; a clareza com que esses problemas poderiam ser apresentados; a diversidade dos sites (de serviços públicos, de empresas privadas, de compras, de notícias, de bancos, etc). Como a esmagadora maioria dos sites brasileiros tem sérios problemas de acessibilidade, a utilização de determinados sites não significa que estes sejam menos acessíveis do que outros, que poderiam também estar ali; significa apenas que as páginas escolhidas nos ofereciam melhores exemplos, na época em que gravamos o vídeo, além de serem, em sua maioria, sites muito visitados, os quais um significativo número de pessoas gostaria de poder acessar sem limitações.
- O vídeo possui legenda em português para pessoas com surdez ou deficiência auditiva. Contudo, ainda não conseguimos colocar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O preço do software que poderia fazer a tradução é muito alto, bem como o preço de um competente intérprete desta linguagem, além do custo da filmagem para podermos colocar no canto da tela, conforme padrão.
- Também por motivos financeiros, o vídeo ainda não está contemplado com áudio-descrição. Algumas imagens não serão conhecidas pelas pessoas com deficiência visual. No entanto, não será difícil entender perfeitamente todo o conteúdo transmitido, pois as imagens são ilustrações do que está sendo falado.
- à medida que íamos pesquisando e consultando alguns especialistas no assunto, fomos chegando à conclusão de que, até o presente momento, não existe nenhum trabalho semelhante disponível. Assim, para dar maior visibilidade ao tema, temos o projeto de criar versões do vídeo noutras línguas, começando pelo inglês.
- Caso você tenha ou conheça alguma maneira de nos ajudar a concretizar algum dos projetos citados acima, quer seja através de patrocínio ou de trabalho voluntário qualificado, junte-se a nós!
Baixe aqui o vídeo completo em diferentes formatos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário